Sobre a gaita:

A harmônica, gaita de beiços, gaita de boca, ou simplesmente gaita, que também é bem conhecida na região nordeste do Brasil e em Portugal como realejo, é um instrumento musical de sopro, seus sons são produzidos por um conjunto de palhetas livres.

A gaita possui em seu bocal, um conjunto de furos por onde o instrumentista sopra ou puxa o ar. Devido ser pequeno, a gaita não tem uma caixa de ressonância. O gaitista pode usar as mãos em concha para fazer variações de intensidade. Quando executada junto com outros instrumentos, é comum que ela seja amplificada eletronicamente. A gaita é bastante usada no blues, rock and roll, jazz e música clássica.

Gaitistas famosos:

Alguns criaram formas de interpretação que se tornaram referência para outros instrumentistas. Alguns criaram formas de interpretação que se tornaram referência para outros instrumentistas. Entre eles destacando-se James Cotton, Carey Bell, John Mayall, Sonny Boy Williamson, Junior Wells, Snooky Prior, Little Walter e o brasileiro Flávio Guimarães.

Na folk music e no rock and roll utilizam a gaita para executar solos e riffs. Bob Dylan criou um estilo próprio que se tornou modelo para todos os músicos da música folk como Bruce Springsteen. Entre outros intérpretes que também usaram a gaita eventualmente estão Jack Bruce do Cream, Stevie Wonder, Roger Daltrey do The Who, Mick Jagger e Brian Jones dos Rolling Stones, Steven Tyler do Aerosmith, Ozzy Osbourne do Black Sabbath, Robert Plant do Led Zeppelin, David Gilmour do Pink Floyd, John Lennon dos Beatles, Janis Joplin, Christopher Wolstenholme do Muse, Alanis Morissette, Lemmy do Motörhead, Tom Petty, Neil Young, Eddie Vedder do Pearl Jam, Billie Joe Armstrong do Green Day, David Desrosiers do Simple Plan e outros e o brasileiro Alguns criaram formas de interpretação que se tornaram referência para outros instrumentistas. Entre eles destacam-se James Cotton, Carey Bell, John Mayall, Sonny Boy Williamson, Junior Wells, Snooky Prior, Little Walter e o brasileiro Flávio Guimarães.

Tipos de gaita:
· Gaita diatônica.
· Gaita cromática.
· Gaita tremolo.
· Gaita em oitava.
· Gaita de acordes.