Os trabalhos com musicalização podem ser feitos com bebês a partir de 06 meses. Existem vários métodos consagrados de musicalização, cada um utilizando técnicas e recursos diferentes. Sendo uma forma de introduzir as crianças dinamismo, através da arte musical tornando elas mais dinâmicas. O aluno é levado a construir sua própria noção de música através de exercícios rítmicos, melódicos e harmônicos em conjunto.

Método kodály:

É baseado no desenvolvimento canto e atividades corporais da percepção rítmica e melódica. utilizando sílabas rítmicas e as mãos representando intervalos facilita na aprendizagem.

Método Willems:
É um dos mais importantes métodos de educação musical, sua metodologia propõe uma educação, seguindo as etapas do desenvolvimento psicológico da criança

Método Suzuki:
O método Suzuki baseou sua proposta pedagógica na obtenção da língua materna pelas crianças considerando que haveria uma correspondência entre aprender a língua e aprender um instrumento musical. Assim, as crianças aprendem a língua a partir da escuta de exemplos constantes das pessoas que estão à sua volta e poderiam aprender música da mesma forma, contando com um entorno de qualidade, baseando a aprendizagem no processo de imitação.

Método Tobin:
É utilizado estímulos visuais para criar associações como cores formas são utilizadas para fazer a criança perceber as relações de altura e duração.